Jan 01
Salvar!
A primeira parte do Evangelho de João (1-12) é chamada de Livro dos Sinais. O evangelho de hoje (12,44-50) é o fechamento desse bloco e traz uma espécie de síntese daquilo que Jesus realizou. Entre as expressões bonitas de Jesus, hoje, convido a parar nessa: «eu não vim para julgar o mundo, mas vim para salvá-lo». É verdade que a catequese, por muito tempo, reforçou a ideia de um Deus que pune! A centralidade, lembra Jesus, deve ser salvar, não condenar!

Esse é o mapa para toda a ação da Igreja que segue Jesus Cristo! Para avaliar se uma comunidade é fiel a Jesus, o ponto poderia ser: é uma comunidade que salva ou que condena? As pessoas se sentem acolhidas ou julgadas? As pastorais, os movimentos, os serviços da Igreja que se encontram tantas vezes para estudar e organizar a ação conseguem projetar um mundo «salvo» ou a preocupação central é tornar o grupo maior e julgar quem não faz parte dele? Tantas outras perguntas caberiam aqui! É verdade que salvar não é só um esforço pessoal, é, antes, estar aberto a graça divina que age na vida que a humanidade oferece! Salvar é integrar totalmente em Jesus, é a vida de Cristo na vida da humanidade. Quanto mais próximos de Jesus, mais descobrimo-nos salvos!

O filme «O mundo é grande e a salvação espreita ao virar da esquina», do búlgaro Stephan Komandarev conta a história de Alex, que logo depois de ter saído da Bulgária para morar na Alemanha, sofreu um grave acidente de carro que levou a esquecer até seu nome. Alex tinha poucas chances de recuperação! Seu avô, Bai Dan, chegou ao hospital e começou fazer um exercício de memória, uma espécie de viagem espiritual que passava por um jogo que Bai Dan tinha ensinado para o neto quando era criança. A cura de Alex passa pela memória, por (re)descobrir quem ele é e que se traduz por uma viagem de bicicleta de volta para a sua terra natal.

A «salvação» de Alex é entrecruzada pelo sofrimento, pela esperança e pela descoberta da sua identidade! É por essas esquinas de amor, como que uma viagem para a memória e para o projeto de vida que Jesus envia a salvar a humanidade!

Pe. Maicon A. Malacarne