Jan 01
O salto para o futuro
Uma das alegrias que Jesus convidava os discípulos a viver foi traduzida assim: «Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem». O texto do evangelho (Mt 13,16-17), não trata da visão e da audição em si, mas da alegria de poder encontrar pelo olhar e pela escuta a Palavra de Jesus, perceber seus sinais, acolher a festa do Reino de Deus! O discipulado se realiza também nessa capacidade de alargar os olhos e os ouvidos.
Hoje nós celebramos o dia de São Joaquim e Santa Ana, os pais de Maria e avós de Jesus! Os avós são verdadeiramente nossos olhos e nossos ouvidos do futuro! Não se pode pensar na continuidade da história sem pensar onde estão as nossas raízes e celebrar os avós é celebrar a fonte onde o futuro busca água fresca! Jostein Gaarder no célebre «O mundo de Sofia», escreveu: «se a gente, em algum momento, não souber para onde vai, talvez seja bom lembrar de onde a gente veio.» Essa expressão é um convite a festejar os avós!
Uma das coisas que a maioria dos avós gostam de fazer é contar histórias. Essa memória narrativa parece ser uma resposta a bem-aventurança de Jesus de alargar os olhos e os ouvidos, contra o arbitrário imediatismo do nosso tempo. Sentar-se perto para ouvir e contar histórias é fazer um mergulho no passado, no fascínio, na aventura, não para permanecer lá, mas para dar o salto ao futuro, com olhos e ouvidos novos!
No abraço a cada vovó e vovô, a intercessão de Joaquim e Ana, e a graça de continuarem nos ajudando a serem fiéis ao evangelho de todos os dias, sem soltar a nossa mão!
Pe. Maicon A. Malacarne