Jan 01
LEITURA ORANTE: Mateus 6,1-6.16-18

"Guardai-vos de fazer vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles..."
Entramos em sintonia com toda a criação e respiramos com ela preparando a rezar juntos ao Deus criador cantando com as comunidades:
- Estes lábios meus, vem abrir, Senhor,(bis)
Cante esta minha boca sempre o teu louvor!(bis)
- Venham, adoremos a nosso Senhor! (bis)
A proclamar seu Reino ele nos chamou. (bis)
Sl 100:
- Toda terra aclame, cante ao Senhor, (bis)
Sirva com alegria, venha com fervor! (bis)
- O Senhor é Deus, saiba o mundo todo (bis)
Somos o seu rebanho, somos o seu povo. (bis)
- Venham ao Senhor, tragam seu louvor, (bis)
Só o Senhor é bom, eterno o seu amor! (bis)
- Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito. (bis)
Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito.(bis)
- Aleluia, irmãs, aleluia irmãos! (bis)
Do povo que trabalha, a Deus louvação! (bis)
1. Leitura e escuta da Palavra
a) Refeltindo e contextualziando:
* O texto de hoje vem depois das bem-aventuranças e do Pai nosso em que os discípulos pedem a Jesus uma formula para rezar.
* Jesus responde ensinando a chamar a Deus de Pai, mas de uma forma bem carinhosa como as crianças e só elas sabem fazer.
* Depois disso temos este texto que normalmente é colocado nos dias introdutórios da quaresma não tanto para que alimentemos intimismos ou espiritualismos mas, para que possamos entender que a relação com Deus e com os irmãos não é um expectaculo midiatico como apresentado em nossas emissoras católicas e também evangelicas, mas sim compromisso pessoal e único com o Deus da vida e seu projeto de amor.
* Projeto de amor que exige intimidade-proximidade: oração; exige nossa atenção para o que é essencial: jejum; e se tranforma em atitude concreta de partilha e fraternidade: caridade.
* Rezar, jejuar, praticar a caridade não são portanto simples ações de bondade mas empenho concreto para trabalhar sem cansar pela paz, pela justiça e por uma civilização diferente que São Paulo VI chamou de "civilização do amor".
b) Grande silêncio:
Silencio-me e me coloco numa escuta ativa da Palavra: como posso concretamente fazer que a Palavra se torne em mim: oração, jejum e caridade.
2. A Palavra da Igreja:
Escrevem os Bispos em Aparecida:
Os povos da América Latina e do Caribe vivem hoje uma realidade marcada por grandes mudanças que afetam profundamente suas vidas. Como discípulos de Jesus Cristo, sentimo-nos desafiados a discernir os “sinais dos tempos”, à luz do Espírito Santo, para nos colocar a serviço do Reino, anunciado por Jesus, que veio para que todos tenham vida e “para que a tenham em abundância” (Jo 10,10).
A novidade destas mudanças, diferentemente do ocorrido em outras épocas, é que elas têm um alcance global que, com diferenças e matizes, afetam o mundo inteiro. Habitualmente elas são caracterizadas como o fenômeno da globalização. Um fator determinante destas mudanças é a ciência e a tecnologia, com sua capacidade de manipular geneticamente a própria vida dos seres vivos, e com sua capacidade de criar uma rede de comunicações de alcance mundial, tanto pública como privada, para interagir em tempo real, ou seja, com simultaneidade, não obstante as distâncias geográficas. Como se costuma dizer, a história se acelerou e as próprias mudanças se tornam vertiginosas, visto que se comunica com grande velocidade a todos os cantos do planeta. ( DAp. 33 -34).
3. Rezando com a vida:
Roubaram as Terras Índias
Roubaram as terras índias
E batizam as fazendas
Com nomes índios ausentes.
Aritana, onde está?
Debaixo da terra os mortos
Pedem os cantos da tribo...
E só respondem os bois
Calcando a paz invadida.
Aqui, onde a mata um dia
Erguera seus arcos verdes,
Se alastra o capim exangue.
O sol, que foi testemunha,
Se vinga no chão despido.
E pela estrada invasora
A seriema costura
Um telegrama impotente.
(Pedro Casaldáliga)
4. Contemplação e ação:
Nos pequenos gestos de hoje procuro viver a oração, a essencialidade e a partilha.
5. Bênção:
Vos abençoe o Deus misericordioso que é Pai, Filho, + e Espírito Santo. Amém.
P. Gianfranco